Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Início do conteúdo da página

Por que pobreza?

publicado 19/06/2015 17h42 | última modificação 09/07/2015 18h36

O que é?

Desenvolvido em Viana pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com o Canal Futura, o projeto Por que Pobreza? (Why Poverty, em inglês) é uma iniciativa da ONG Steps International, da BBC e de 70 emissoras de diversos países. A ação busca mobilizar milhões de pessoas ao redor do mundo através do rádio, televisão, internet e encontros, ampliar as discussões sobre as desigualdades sociais e combatê-las. A ideia é transmitir documentários, filmes e reportagens que ajudem a fomentar discussões e debates, em torno da pobreza, entre estudantes de todo o mundo. Nas escolas, são distribuídos kits, chamados Maleta Futura, com material de apoio pedagógico sobre o tema. O IFMA acredita que, através da educação, é possível uma mudança dessa condição social.


Onde é aplicado?

Em Viana, a iniciativa foi lançada no dia 9 de abril de 2015 e tem previsão para durar dois anos. Na cidade, o projeto está sendo aplicado na Escola Estadual Marcelino Campelo. Professores, diretores e estudantes do ensino médio participam das ações. O objetivo é enfrentar as desigualdades sociais não só em sala de aula, mas em outras instâncias da sociedade. As discussões também são levadas a comunidades do município maranhense, buscando a reflexão sobre as formas de enfrentamento das condições que mantêm a pobreza.


O que é o kit Maleta Futura?

A Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal educativo, feita a partir de recortes temáticos, que variam de acordo com a reflexão que se deseja estimular. No caso do campus Viana, o projeto é voltado para ações de combate à pobreza, com base no respeito ao próximo dentro e fora da sala de aula. O kit foi adquirido com a colaboração da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Seu conteúdo completo consiste nos seguintes itens:

·         Guia do Facilitador, produzido pela Steps International sobre os documentários Why poverty?;

·         Caderno em formato de Almanaque com textos e artigos;

·         Sugestões de atividades;

·         Indicações de fontes;

·         Livros sobre o tema;

·         Anuário Brasileiro da Educação Básica;

·         Material audiovisual (documentários, entrevistas, acervo de programas televisivos do Canal Futura).

Fim do conteúdo da página