Página Inicial > Projetos de Extensão > Inclusão Digital para Agricultores Familiares

Inclusão Digital para Agricultores Familiares

publicado 19/06/2015 18h52 | última modificação 09/07/2015 18h34

Apresentação

Inclusão Digital para Agricultores Familiares é um projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana e pela Prefeitura de Viana com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar do município por meio do acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TI).  Para isso, são oferecidos cursos de informática básica a trabalhadores rurais.

A ausência de assistência técnica rural ao pequeno produtor acaba por favorecer a utilização de métodos rudimentares de produção. Além disso, muitos produtores rurais, por não ter acesso às tecnologias de informação, deixam de ser beneficiados em programas de assistência federais e privados, perdendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento das suas atividades agropecuárias.

O IFMA acredita que é possível melhorar esse quadro, permitindo o acesso dos agricultores familiares às tecnologias de informação, para que eles possam, por meio da internet, buscar conhecimento científico relativo às práticas agrícolas. O Campus Viana se propõe a contribuir para o desenvolvimento deste arranjo produtivo, colaborando para inserir digitalmente o agricultor familiar.

Geral

– Promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, neste caso, agricultores familiares, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.

Específicos

–  Proporcionar o uso da internet aos agricultores familiares que não têm acesso a computadores, capacitando-os a utilizar a internet e outros recursos computacionais para a solução de problemas práticos da vida cotidiana e acesso a informações relevantes dentro do seu contexto sócio-cultural e profissional;

– Favorecer aos agricultores familiares uma prática no uso de aplicativos computacionais;

– Buscar a transformação social.

Carga horária: 40 horas;

Início das aulas: previsão para agosto de 2015;

Local: IFMA Campus Viana – sede provisória localizada na Avenida Luís de Almeida Couto, s/n, Centro, Viana/MA. CEP: 65215-000;

Público-Alvo: produtores rurais.

Equipe do projeto

Elaboração: Fábio Lustosa, diretor geral do Campus Viana; e Ana Claudia Caminha, diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Viana;

Coordenação geral: Ana Cláudia Caminha, diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Viana;

Coordenação adjunta: Fábio Lustosa Souza, diretor geral do Campus Viana; e Anderson Gedeon Reis, diretor de Planejamento e Gestão;

Colaboradores/supervisão: Anderson Gedeon Reis e Luís Lindoso.

Telefones: (98) 3351-1863 / 3351-0335

E-mail: anaclaudia@ifma.edu.br