Página Inicial > Notícias > Campus realiza audiência pública sobre cursos técnicos

Campus realiza audiência pública sobre cursos técnicos

A ação acontece na sede da instituição nesta quarta-feira (20), às 9 horas, de forma presencial
  • publicado 19/04/2022 16h18
  • última modificação 04/05/2022 17h00

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana organiza nesta quarta-feira, 20 de abril, às 9h, no auditório da unidade, a audiência pública para discutir as Diretrizes Institucionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA. Podem participar da audiência pública os professores, técnicos administrativos, estudantes do campus e a comunidade em geral. Todos estão convidados a participar dos debates e contribuir com críticas e/ou sugestões.

Na audiência pública, haverá coleta de contribuições e debate para a construção da minuta para a resolução. A Nota Técnica que estabelece as diretrizes da audiência pública está disponível aqui.

Será presidida pelo professor Israel Santos. A mesa contará com a presença do diretor de Ensino, professor Lucas Fernandes; do diretor-geral do Campus Viana, professor Fábio Lustosa; da representante estudantil, aluna Jessy Melo; e da representante oficial da Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis, a pedagoga Joanise Guedes, que mediará as contribuições, dúvidas e sugestões dos presentes.

A participação da comunidade interna e externa, com direito a voz para contribuições à Minuta Diretrizes Institucionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA, será garantida mediante inscrição feita junto à Comissão Organizadora, no dia do evento.

Durante a audiência, serão eleitos três servidores titulares e três suplentes, a saber: 1 docente titular e 1 suplente; 1 pedagogo ou TAE titular e 1 suplente; e 1 representante da gestão ligado ao ensino titular e 1 suplente; todos para representar o campus no Fórum das Diretrizes Institucionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA, que a partir das contribuições das audiências, irá definir o texto final da minuta das Diretrizes Institucionais, que será encaminhada para apreciação nos órgãos colegiados superiores do IFMA.

Contribuições

As contribuições para a minuta poderão ser enviadas até o dia 22 de abril também pelo link:

Edital:

Confira todos os detalhes do edital acessando a página do IFMA Viana e participe!

Saiba mais sobre o processo

A reconstrução das diretrizes institucionais para os cursos técnicos possui o propósito de ampliar e integrar ensino, pesquisa e extensão; fortalecer e ampliar programas e projetos voltados aos arranjos locais e intensificar o uso de tecnologias e metodologias inovadoras no processo educacional.

A ação integra o Plano Integrado de Ações Estratégicas (PIAE) da PRENAE que se configura como um instrumento de gestão.

O objetivo do PIAE é balizar o trabalho da pró-reitoria de forma integrada com os gestores de ensino dos campi para execução de ações estratégicas que viabilizem a melhoria e o aperfeiçoamento da política educacional do IFMA.

Saiba mais:
IFMA vai promover audiências sobre as diretrizes da educação profissional técnica de nível médio