Página Inicial > Notícias > Campus realiza Semana e Ciência e Tecnologia e Semic

Campus realiza Semana e Ciência e Tecnologia e Semic

• publicado 18/11/2021 09h16
  • última modificação 18/11/2021 09h16

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana realizou, em formato on-line, nos dias 9 e 10 de novembro, a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o IV Seminário de Iniciação Cientifica (Semic).

Na ocasião, o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021, “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, foi discutido e trabalhado nas palestras, em diferentes áreas. Além disso, projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e alunos do campus foram apresentados e discutidos por pesquisadores.

A abertura do evento foi transmitida pelo Canal IFMA Viana no Youtube. O diretor-geral do campus, Fábio Lustosa Souza, realizou o discurso de abertura, no qual destacou a importância do evento e o papel da ciência e do IFMA para o desenvolvimento local. O diretor comentou ainda sobre as perspectivas e ações do campus para 2022.

Após o discurso de abertura, o público acompanhou a palestra do professor e pesquisador do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Tucuruí, Hugo Luiz Cordovil de Freitas, sobre “Modernidade, desenvolvimento e reprodução social da saúde na pesca artesanal”. O tema foi mediado pela Professora Bruna Larissa Carvalho, do IFMA Campus Viana. O professor do IFPA apresentou reflexões sobre o chamado ‘Desenvolvimento Humano’, bem como uma análise do capitalismo global e seus impactos na sociedade contemporânea. No fim da apresentação, os expectadores puderam fazer questionamentos acerca do que foi tratado.

Foi realizada ainda, na manhã do dia 10 de novembro, a palestra “Abordagem técnica e prática do uso de Vacinas”, apresentada pelo médico infectologista Nayro de Sousa Ferreira e mediada pelo enfermeiro do IFMA Campus Viana, Leovegildo Dominice Neto. O médico mostrou informações sobre pesquisa, desenvolvimento, testagem e eficiência das vacinas, em geral, com destaque, à vacinação contra a COVID-19, dada a urgência no avanço a finalização da pandemia. Além do contexto técnico, foram discutidos temas sensíveis como o ‘negacionismo contra a ciência’ e as ‘fake news’, que, segundo destacou o pesquisador, têm atrapalhado o avanço da vacinação. Ao fim da palestra, o público realizou questionamentos que foram respondidos pelo palestrante.

Palestra do médico infectologista Nayro de Sousa Ferreira.

No IV Seminário de Iniciação Cientifica (Semic) do IFMA Campus Viana, foram apresentados cinco trabalhos, com os resultados de projetos nas áreas de Engenharia, Ciências Humanas e Sociais. As apresentações foram realizadas por meio de sala do Google Meet, coordenada pelo chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI) da unidade de ensino, Eliakim Martins Araújo. A avaliação dos trabalhos foi realizada por uma comissão formada por professores do campus, que fizeram questionamentos e comentários a respeito dos resultados das pesquisas desenvolvidas.

O projeto mais bem avaliado, “Desenvolvimento e aplicação do jogo POTENCIALIZA 3D para apoio a alunos com Deficiência Intelectual no aprendizado de conceitos básicos de Matemática”, apresentado pelo aluno Gabriel e orientado pelo professor Francisco da Conceição Silva, foi premiado pela comissão organizadora com menção honrosa, como uma forma de reconhecer a importância da pesquisa científica e da inovação para o desenvolvimento da instituição e da Baixada Maranhense. A pesquisa desenvolveu um jogo que, através da representação de espaços públicos da cidade de Viana, poderá ser utilizado por alunos com dificuldades de aprendizado a aprender mais sobre formas geométricas, cores e outros conhecimentos gerais, representando a potencialidade das tecnologias de informação aplicadas a problemas recorrentes da educação, como o ensino inclusivo.