Página Inicial > Notícias > Campus Viana convoca eleições para o Conselho Diretor (Condir)

Campus Viana convoca eleições para o Conselho Diretor (Condir)

As candidaturas podem ser submetidas nos dias 15 e 16 de julho, pela internet.
  • publicado 13/07/2021 12h42
  • última modificação 13/07/2021 12h42

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana lançou editais que regulamentam a segunda eleição para composição do Conselho Diretor (Condir). O Conselho é o órgão máximo no âmbito do campus e tem natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar. Presidido pelo Diretor-geral, professor Fábio Lustosa, o órgão é composto por dirigentes, técnico-administrativos, professores, estudantes, egressos (ex-alunos), sociedade civil, representantes sindicais e representantes da Reitoria.

As inscrições para todas as categorias serão realizadas nos dias 15 e 16 de julho, quinta e sexta-feira, por meio de formulários eletrônicos disponíveis nos links abaixo:

Eleição para Membros Docentes, Técnicos Administrativos e Discentes

Chamada pública para escolha da representação sindical

Chamada pública para eleição de Membros Egressos

Membros docentes, técnico-administrativos e estudantes

O Edital nº 03/2021 estabelece as regras para escolha dos membros representantes de professores, técnicos administrativos e estudantes.

Conforme o documento, são elegíveis os servidores que preencham, dentre outros, os seguintes requisitos: a) Ser ativo do quadro de pessoal permanente lotado e em efetivo exercício do Campus Viana; b) Não ser membro da Comissão Eleitoral; c) Não estar cedido a outro órgão; d) Não ter sofrido penalidade disciplinar nos últimos cinco anos; e e) Não ter sido condenado em razão de processo administrativo disciplinar.

Para os estudantes, o edital estabelece como elegíveis os que preencham os seguintes requisitos: a) Estar regularmente matriculado no Campus Viana (com exceção dos cursos FIC); b) Ter frequência escolar igual ou superior a 75%; e c) Ser maior de dezoito anos.

Os candidatos com inscrições homologadas poderão realizar campanha de forma virtual nos dias 23 a 26 de julho. Já a eleição ocorre no dia 27 de julho, via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Representação Sindical

O processo eletivo para as entidades sindicais será composto por duas fases. A primeira será a inscrição e indicação dos membros. Na segunda, haverá escolha da entidade através de seus representantes em assembleia eleitoral via webconferência no dia 27 de julho, às 15h.

As entidades candidatas devem ter filiados em Viana representando os setores da sociedade civil e atuarem nas áreas de entidades de trabalhadores (sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais de trabalhadores) ou empresariais (entidades de qualquer porte, representativas do empresariado relacionadas à produção e ao financiamento do desenvolvimento agrário e urbano, inclusive cooperativas voltadas à questão do desenvolvimento agrário e urbano).

Membros egressos (ex-alunos)

O Campus Viana também abriu chamada para ex-alunos interessados em compor o Condir. A escolha dos representantes será realizada em assembleia eleitoral virtual às 10h do dia 27 de julho. Preferencialmente, define o edital, a escolha dos titulares e suplentes será realizada de forma consensual. Na impossibilidade, haverá votação.

Posse e mandato

Após a posse, prevista para dia 5 de agosto, os membros do Conselho Diretor terão mandatos de dois anos, permitida uma recondução para o período imediatamente subsequente, exceto para os conselheiros natos, cujos mandatos perdurarão pelo período em que se mantiverem nos respectivos cargos. Perderá o mandato o membro que faltar, injustificadamente, a duas reuniões consecutivas ou ter exercício profissional ou representatividade diferente daquela que motivou a sua nomeação.