Página Inicial > Notícias > Campus realiza audiência pública sobre acesso de novos alunos

Campus realiza audiência pública sobre acesso de novos alunos

O evento para tratar da política discente acontecerá na quinta-feira (27) em plataforma digital, com transmissão pelo canal no YouTube
  • publicado 25/05/2021 12h08
  • última modificação 25/05/2021 12h12

Com o objetivo de levantar o debate sobre os diferentes modelos de acesso de novos alunos, o campus do IFMA em Viana realiza no dia 27 de maio (quinta-feira), às 14h, audiência pública virtual com a participação de gestores do Instituto, autoridades municipais e estaduais, estudantes e pais. O link para a inscrição e maiores informações estão disponíveis no fim da matéria.

Segundo informações do Campus Viana, o encontro pretende ser um momento para convidar a comunidade a fazer contribuições para o texto da minuta de resolução que regulamentará a Política de Acesso Discente do IFMA, a qual considera as diversas formas de ingresso de novos estudantes nos cursos ofertados pela instituição (como prova, sorteio, sorteio qualificado, questionário socioeconômico, análise de desempenho, SISU). O texto da minuta e o documento norteador, bem como os formulários para contribuições, estão disponíveis na página eletrônica da Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE).

Ao debater sobre o tema, a audiência pública busca identificar os modelos de acesso que mais se alinham aos objetivos e finalidades da rede federal de ensino, que tem como pilares a democratização do ensino e o cuidado com a permanência. Devem ser considerados no debate os seguintes critérios analisados pela PRENAE: proteção à saúde, critério econômico, orçamentário, jurídico, de inclusão e de a agilidade do processo, além do perfil dos alunos da rede e o desempenho nas provas de seletivos anteriores.

A mesa diretora da audiência será composta pelos diretores geral e de Desenvolvimento Educacional do Campus Viana, representantes da Educação municipal e da Defensoria Pública Estadual, um estudante e um pai de aluno, como possibilidade de participação de outras autoridades.

Representação

Durante a audiência pública, serão eleitos dois servidores do Campus Viana para representação (como titular e suplente) no Fórum de Acesso Discente que definirá o texto final da Resolução, a partir das contribuições das audiências nos diversos campi do Instituto, que será encaminhada para apreciação dos órgãos superiores do IFMA (COLDIR e CONSUP). As candidaturas devem ser formalizadas em formulário eletrônico para esse fim.

SERVIÇO

O QUÊ? Audiência pública sobre políticas de acesso discente ao IFMA (Campus Viana)

QUANDO? 27 de maio (quinta-feira), às 14h

ONDE? Plataforma do Google Meet (link será divulgado por e-mail aos participantes inscritos), e transmitida através do canal do Campus Viana no YouTube.

INSCRIÇÕES: até 26/5, às 14h (comunidade externa), e 27/5, às 10 h, (comunidade interna: servidores, estudantes e pais de alunos), pelo link de acesso ao formulário de inscrição. Os inscritos podem participar da audiência com direito a fala.