Página Inicial > Notícias > Alunos de Aquicultura participam de aula com professor da UEMA

Alunos de Aquicultura participam de aula com professor da UEMA

Aula aconteceu no dia 20 de abril de forma remota.
  • publicado 20/04/2021 20h35
  • última modificação 20/04/2021 20h35

Alunos do curso técnico em Aquicultura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana assistiram à aula “Reprodução Artificial de Peixes” ministrada por Jadson Pinheiro, doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede BIONORTE. O encontro ocorreu no dia 20 de abril (terça-feira), no formato síncrono através da plataforma Google Meet. O convidado é professor assistente nível I do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coordenador do Laboratório de Ictiofauna e Piscicultura Integrada, vinculado ao Núcleo de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias/UEMA.

Graduado em Engenharia de Pesca e Mestre em Biotecnologia, Jadson Pinheiro fez uma abordagem inicial sobre o histórico da reprodução de peixes em cativeiro e explicou sobre a desova natural e artificial, com ênfase na reprodução induzida do tambaqui Colossoma macropomum, explanando todos procedimentos como seleção das matrizes, indução ambiental e hormonal, coleta dos gametas, estocagem e incubação dos ovos. Durante a aula, um aluno questionou o professor sobre a possibilidade do Maranhão se tornar o principal estado na produção de peixes de cultivo, pois atualmente ocupa o 5º lugar (PeixeBR, 2021). Com feedback positivo, o professor Jadson Pinheiro informou que acredita na potencialidade do Maranhão, pois o estado possui condições climáticas favoráveis e grande disponibilidade de recursos hídricos, mas que os sistemas produtivos ainda carecem de tecnologia e há necessidade de investimento nessa área para intensificar a produção estadual.

O convite ao professor Jadson Pinheiro para ministração dessa aula foi realizado pela professora da disciplina de Piscicultura e coordenadora do curso técnico em Aquicultura do campus, Bruna Carvalho, com o intuito de possibilitar aos alunos o contato com profissional de outra instituição e com experiência prática na área de reprodução artificial de peixes de cultivo.

Assunto(s): aula remota , Campus Viana , IFMA