Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Alunos de Aquicultura participam de aula com professor da UEMA
Início do conteúdo da página Notícias

Alunos de Aquicultura participam de aula com professor da UEMA

Aula aconteceu no dia 20 de abril de forma remota.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/04/2021 20h35
  • última modificação 20/04/2021 20h35

Alunos do curso técnico em Aquicultura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana assistiram à aula “Reprodução Artificial de Peixes” ministrada por Jadson Pinheiro, doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede BIONORTE. O encontro ocorreu no dia 20 de abril (terça-feira), no formato síncrono através da plataforma Google Meet. O convidado é professor assistente nível I do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coordenador do Laboratório de Ictiofauna e Piscicultura Integrada, vinculado ao Núcleo de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias/UEMA.

Graduado em Engenharia de Pesca e Mestre em Biotecnologia, Jadson Pinheiro fez uma abordagem inicial sobre o histórico da reprodução de peixes em cativeiro e explicou sobre a desova natural e artificial, com ênfase na reprodução induzida do tambaqui Colossoma macropomum, explanando todos procedimentos como seleção das matrizes, indução ambiental e hormonal, coleta dos gametas, estocagem e incubação dos ovos. Durante a aula, um aluno questionou o professor sobre a possibilidade do Maranhão se tornar o principal estado na produção de peixes de cultivo, pois atualmente ocupa o 5º lugar (PeixeBR, 2021). Com feedback positivo, o professor Jadson Pinheiro informou que acredita na potencialidade do Maranhão, pois o estado possui condições climáticas favoráveis e grande disponibilidade de recursos hídricos, mas que os sistemas produtivos ainda carecem de tecnologia e há necessidade de investimento nessa área para intensificar a produção estadual.

O convite ao professor Jadson Pinheiro para ministração dessa aula foi realizado pela professora da disciplina de Piscicultura e coordenadora do curso técnico em Aquicultura do campus, Bruna Carvalho, com o intuito de possibilitar aos alunos o contato com profissional de outra instituição e com experiência prática na área de reprodução artificial de peixes de cultivo.

registrado em:
Assunto(s): aula remota , Campus Viana , IFMA
Fim do conteúdo da página