Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Instalações definitivas do IFMA Campus Viana são entregues à comunidade
Início do conteúdo da página Notícias

Instalações definitivas do IFMA Campus Viana são entregues à comunidade

O Campus Viana representa mais uma conquista para região da baixada maranhense e o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
  • Miguel Ahid
  • publicado 12/11/2020 16h04
  • última modificação 12/11/2020 16h08

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) entregou à comunidade na terça-feira, 10 de novembro, as instalações definitivas do Campus Viana, em solenidade realizada no auditório do campus e com transmissão on-line pelo canal da TV IFMA. Esse formato de evento foi escolhido por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, com público reduzido e seguiu todos os protocolos recomendados de segurança pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Participaram da solenidade de entrega, o reitor do IFMA, Roberto Brandão; o diretor-geral do Campus Viana, Fábio Lustosa; o coordenador geral da rede de diretores gerais do IFMA, José Cardoso; o diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida Filho; a diretora de Ensino do Campus Viana, Jodelma Mendes; o secretário estadual de Agricultura Familiar, representando o Governador do Estado Flávio Dino, Júlio Cesar Mendonça; o prefeito de Viana, Magrado Barros; o presidente da Câmara Municipal, Valter Serra; além de servidores, egressos, alunos e representantes da comunidade.

A diretora de Ensino do Campus Viana, Jodelma Mendes, primeira a falar, desejou boas-vindas a todos e afirmou se sentir orgulhosa de participar desse momento. “Como servidora, e vianense que sou, sinto-me muito honrada e agradecida pela oportunidade de fazer parte desse projeto de implantação do Campus Viana. Eu vejo grandes projetos de futuro para esta instituição”.

O coordenador geral da rede de diretores gerais do IFMA, José Cardoso Filho, agradeceu em nome da rede de diretores ao professor Fabio Lustosa e ao reitor Roberto Brandão. “A minha mensagem aqui é ratificar e assegurar para a comunidade que o IFMA tem impactos positivos para o desenvolvimento local: o socioeconômico, que gera empregabilidade, acesso a economia local. Outro aspecto é o desenvolvimento da educação. O IFMA é uma instituição pública que oferece esse acesso gratuito e de qualidade ao ensino”, ressaltou.

Ao se pronunciar, antes de fazer a entrega dos Cadernos IFMA às autoridades presentes, o diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida Filho, convidou para ficar ao seu lado no púlpito a professora Maria Alice Cadete, uma grande parceira em todos os momentos das audiências públicas, que identificaram as áreas de interesse de cada região e os cursos de cada nova unidade. “Também deixo aqui um agradecimento especial ao ex-prefeito da cidade de Viana, Chico Gomes”.

Em seguida, o diretor-geral do Campus Viana, Fábio Lustosa, fez a entrega para diversas personalidades da gestão do IFMA, autoridades, políticos locais e demais colaboradores, das placas de homenagem, um agradecimento simbólico a todos pelos trabalhos em prol do campus em sua trajetória.

“Hoje é uma daquelas noites em que sonhos se tornam realidade”, disse o diretor-geral do Campus Viana. Em seu discurso, Fabio Lustosa compartilhou com a plateia que o seu pai (já falecido) era vianense. “Então, hoje eu dedico a ele esse grande feito, essa noite especial”.

Diretor-geral do Campus Viana, Fábio Lustosa, agradeceu a todos pelo apoio e apontou novos desafios

Ao final, Fabio Lustosa destacou o trabalho de equipe dos servidores do campus (aos quais ele também dedicou a entrega da sede) e apontou os desafios para os próximos anos, dentre eles, a implantação dos cursos integrados e dos cursos superiores. “Uma palavra expressa tudo que eu sinto essa noite: gratidão”.

Em sua fala, o prefeito de Viana, Magrado Barros, afirmou que a prefeitura sempre foi parceira do IFMA. “Em Viana o IDEB só cresceu nos últimos dois anos. Com a implantação do IFMA, e agora com o seu prédio definitivo, o município segue caminhos mais vitoriosos. Nós sabemos: só a educação muda a vida de um povo”.

O secretário estadual de Agricultura Familiar, representando o Governador do Estado Flávio Dino, Júlio Cesar Mendonça, destacou que o governo do estado está caminhando para implantar a primeira agroindústria de pescado em Viana. “Entendemos a importância dessa instituição (IFMA) para o desenvolvimento não só de Viana, mas de toda a baixada”, ressaltou.

O reitor Roberto Brandão destacou a importância da Baixada Maranhense e seu potencial

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, iniciou sua fala lembrando do seu primeiro contato com o projeto de implantação do Campus Viana, quando iniciava sua gestão como reitor, em setembro de 2012, e falou sobre a educação na região da baixada. “Temos uma baixada diferenciada pela presença da educação, pela transformação de vidas”.

Roberto Brandão destacou que o IFMA tem hoje 32 pontos de presença no estado, fora a Educação a Distância (EaD) e demais programas. Além de agradecer o papel dos servidores ao longo da trajetória do campus, ele destacou a importância dos serviços prestados pelos terceirizados e a valorização dessa categoria. “Eu que agradeço a chegada de vocês e a permissão de vocês, servidores, alunos e comunidade de uma forma em geral, para que possamos brindar a entrega desse espaço físico. Que tenhamos um belo Campus Viana trabalhando em prol da comunidade”, concluiu.

Campus Viana

A unidade do IFMA em Viana obteve autorização de funcionamento em dezembro de 2014. Piscicultura e Agricultura familiar foram os primeiros cursos ofertados, ainda pelo Pronatec, em parceira com o Campus Pinheiro.

Hoje, o campus tem 287 alunos regularmente matriculados, 33 professores e 19 técnicos administrativos. São ofertados os cursos técnicos em Administração, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Agricultura e Aquicultura, além da pós-graduação lato sensu em Ciências e Meio Ambiente.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Campus Viana pretende ofertar também a Licenciatura em Biologia, Matemática, Bacharelado em Administração e um Tecnólogo em Gestão do Agronegócio.

O prédio do Campus Viana conta com uma área construída de mais de 4 mil metros quadrados. A estrutura inclui 11 salas de aula, cinco laboratórios, auditório com capacidade para 247 pessoas, refeitório, biblioteca, bloco pedagógico, bloco administrativo e bloco de assistência estudantil. Esse espaço permite ampliar a capacidade de atendimento presencial para até 1.200 estudantes.

Acesse o site do Campus Viana.

Fim do conteúdo da página