Página Inicial > Notícias > Pesquisador do Campus tem projeto aprovado pela FAPEMA

Pesquisador do Campus tem projeto aprovado pela FAPEMA

Com coordenação do Lucas Fernandes da Silva, projeto trata da ocorrência de mastite clínica e subclínica em rebanhos de búfalas leiteiras no município
  • publicado 13/04/2020 11h56
  • última modificação 13/04/2020 11h59

Um projeto de pesquisa desenvolvido pelo campus do IFMA em Viana foi aprovado pelo Edital Geração Ciência (Nº 010/2019) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O edital visa a estimular a juventude no processo de produção do conhecimento científico ao contribuir para o processo de formação acadêmica dos estudantes das instituições públicas de ensino médio e técnico, sediadas no Maranhão.

Coordenado pelo professor Lucas Fernandes da Silva, mestre em Ciência Animal, o projeto intitulado “Ocorrência de mastite em rebanhos de búfalas (Bubalus bubalis) leiteiras no município de Viana – MA” tem como objetivo quantificar a ocorrência de mastite clínica e mastite subclínica nesse tipo de rebanho. A aprovação pelo Edital acarreta no financiamento integral pela Fundação, que disponibilizará R$ 11.141,92 para a aquisição de materiais e o pagamento de bolsas aos alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos do Campus Viana, os quais irão compor a equipe executora do projeto.

A proposta tem vigência de um ano, a contar da data do termo de outorga. O Campus Viana será responsável pela execução e oferecerá a contrapartida necessária para o cumprimento de todas as etapas do projeto.

Lucas Fernandes da Silva tem graduação em Zootecnia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e atualmente é chefe do Departamento de Ensino do Campus Viana.

Acesse o resultado final do edital, que também contemplou projetos de outros pesquisadores do IFMA, atuantes em diversos campi.