Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Pesquisador do Campus tem projeto aprovado pela FAPEMA
Início do conteúdo da página Notícias

Pesquisador do Campus tem projeto aprovado pela FAPEMA

Com coordenação do Lucas Fernandes da Silva, projeto trata da ocorrência de mastite clínica e subclínica em rebanhos de búfalas leiteiras no município
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/04/2020 11h56
  • última modificação 13/04/2020 11h59

Um projeto de pesquisa desenvolvido pelo campus do IFMA em Viana foi aprovado pelo Edital Geração Ciência (Nº 010/2019) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O edital visa a estimular a juventude no processo de produção do conhecimento científico ao contribuir para o processo de formação acadêmica dos estudantes das instituições públicas de ensino médio e técnico, sediadas no Maranhão.

Coordenado pelo professor Lucas Fernandes da Silva, mestre em Ciência Animal, o projeto intitulado “Ocorrência de mastite em rebanhos de búfalas (Bubalus bubalis) leiteiras no município de Viana – MA” tem como objetivo quantificar a ocorrência de mastite clínica e mastite subclínica nesse tipo de rebanho. A aprovação pelo Edital acarreta no financiamento integral pela Fundação, que disponibilizará R$ 11.141,92 para a aquisição de materiais e o pagamento de bolsas aos alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos do Campus Viana, os quais irão compor a equipe executora do projeto.

A proposta tem vigência de um ano, a contar da data do termo de outorga. O Campus Viana será responsável pela execução e oferecerá a contrapartida necessária para o cumprimento de todas as etapas do projeto.

Lucas Fernandes da Silva tem graduação em Zootecnia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e atualmente é chefe do Departamento de Ensino do Campus Viana.

Acesse o resultado final do edital, que também contemplou projetos de outros pesquisadores do IFMA, atuantes em diversos campi.

 

 

 

Fim do conteúdo da página