Página Inicial > Notícias > Alunos de Aquicultura participam de palestra em Itans

Alunos de Aquicultura participam de palestra em Itans

Estudantes e profissionais da área tiveram oportunidade de encontrar Fernando Kubitza, referência na piscicultura, para tratar da qualidade da água, dentre outros temas
  • publicado 13/04/2020 15h31
  • última modificação 20/04/2020 16h54

Alunos do curso técnico em Aquicultura do campus do IFMA em Viana assistiram à palestra “Qualidade de Água na Piscicultura de Itans” ministrada por Fernando Kubitza, referência na área da piscicultura. O encontro ocorreu em 5 de março (quinta-feira), na Associação de Piscicultura de Itans (APPI).

Além dos estudantes, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Kelly Ferraz, participaram da palestra outros professores do Campus Viana que são engenheiros de pesca, além de piscicultores locais e  alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Campus Pinheiro), com a professora Adriana Cristina Bordignon.

Doutor em Aquicultura, Fernando Kubitza explicou que a aquicultura, por se desenvolver no ambiente aquático, pode ser considerada uma das atividades produtivas de maior complexidade nas interações entre os meios físicos, químicos, biológicos e climáticos. Segundo o palestrante, deve-se monitorar a qualidade da água no cultivo, pois a água possui todas as características químicas, físicas e biológicas que interagem individualmente ou coletivamente, influenciando o desempenho da produção. Portanto, a qualidade da água é crucial para diferenciar o lucro do prejuízo na piscicultura.

“A palestra contribui para a capacitação profissional no ramo de piscicultura, melhorando tecnicamente a produção local e contribuindo para o aprendizado do meio acadêmico de nossa região”, disse Narlon Silva, presidente da APPI.

O encontro foi promovido com a parceria da Associação de Piscicultores de Itans e da empresa de nutrição DuRancho, e ocorreu antes da suspensão de atividades no Instituto, como parta das medidas adotadas pela instituição para prevenção e combate ao Covid-19.