Página Inicial > Notícias > Estudantes de cursos técnicos fazem visita técnica em Codó

Estudantes de cursos técnicos fazem visita técnica em Codó

Os alunos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas visitaram a sede da FC Oliveira, em Codó/MA.
  • publicado 27/11/2019 16h13
  • última modificação 27/11/2019 16h13

Alunos dos cursos técnicos em Administração e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana fizeram visita técnica à empresa FC Oliveira – Indústria de Soluções no último dia 11 de outubro. O empreendimento está instalado na Cidade de Codó/MA, a cerca de 310 km da capital São Luís.

A FC Oliveira é hoje uma das maiores indústrias do Norte e Nordeste. Genuinamente maranhense, é detentora das marcas Econômico, FC e Oliver. Os alunos de Administração visitaram o setor de produção, percorrendo todo o caminho entre almoxarifado e expedição, passando pelo chão de fábrica. Na oportunidade, foram acompanhados por profissionais da área produtiva da empresa, sob a coordenação dos professores José de Arimatea de Sousa e Marcelo Mendonça Teixeira.

Os estudantes também conheceram os procedimentos de segurança dos trabalhadores, procedimentos médicos adotados no processo de admissão e demissão, e o acompanhamento de doenças eventualmente provocadas pelo labor diário.

Para a aluna Crislayne Serrão, foi a oportunidade de associar os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao funcionamento real de uma grande fábrica. “Nesse último período, tivemos a oportunidade de realmente ver como era o funcionamento, como eram subdivididos os departamentos, os funcionários, os riscos que eles correm, os EPI que devem ser usados constantemente, as tarefas, o chão de fábrica, o planejamento, as metas e os benefícios”, comenta.

Já os alunos de Desenvolvimento de Sistemas puderam perceber a real necessidade que uma empresa tem para gerenciar todos os seus processos. O sr. Wesley, um dos responsáveis da FC Oliveira pela condução da turma, apresentou alguns setores da empresa para, posteriormente, fazer a reflexão de que um profissional de TI não deve saber apenas programar sistemas, mas, também, ter uma visão geral de processos.

O gerente de TI da empresa, Alex Mororó, apresentou 10 sistemas computacionais para gerenciamento de setores como o administrativo, financeiro, logístico e estoque.

A visita técnica superou as expectativas do aluno Kaique Cutrim. “Eu pude conhecer não apenas os sistemas que a empresa tem, mas como acontece a integração deles”, comenta. O estudante Nadson Cutrim Junior também achou a visita muito proveitosa. “Conheci os diversos sistemas que uma só empresa usa para ter êxito no mercado de trabalho. Foi um grande incentivo para minha continuidade no curso”, pontua.

Experiências de aprendizagem como estas é que tornam o IFMA uma instituição de qualidade, pois, demonstra que esta instituição se preocupa em formar os melhores profissionais em suas áreas de atuação.