Página Inicial > Notícias > Concurso de poesias marca comemorações da Semana do Livro

Concurso de poesias marca comemorações da Semana do Livro

Evento homenageou o escritor vianense Jediael Cutrim e contou com atividades artísticas e culturais.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/11/2019 12h15
  • última modificação 08/11/2019 12h16

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Viana realizou no dia 17 de outubro a II edição do seu Concurso de Poesias da Biblioteca do Campus, como forma de comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019. O concurso teve como tema “Naturalmente Jediael: entre amores, memórias e narrativas”, uma homenagem ao escritor e poeta vianense Jediael Everton Cutrim. O evento contou atividades artísticas e culturais, dentre elas: peça teatral, declamações de poemas e apresentações musicais.

Escritor e poeta Jediael Everton Cutrim, homenageado da noite

O propósito do concurso de poesias foi incentivar a leitura e a escrita, estimular a construção do conhecimento, difundir o livro, divulgar o papel da biblioteca na sociedade bem como mostrar os potenciais poetas e escritores que vivem na cidade de Viana; uma vez que a cidade é conhecida pelo significativo número de poetas e escritores que dela são filhos.

Durante a abertura do evento a bibliotecária, Maria do Socorro de Sousa, destacou a importância do evento para o campus e para a sociedade de modo geral, afirmando que “o papel da biblioteca vai além do empréstimo e devolução de livro. Ela é um instrumento de democratização do acesso ao conhecimento registrado”. A bibliotecária frisou que os bibliotecários devem estar mais próximos e presentes da sociedade como instrumentos de transformação social.

Além da participação de alunos e servidores do Campus, participaram também do concurso alunos das redes municipal e estadual de Viana, das cidades de Pedro do Rosário e Matinha, recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Apenado (APAC) e a comunidade vianense.

Em sua fala, o homenageado disse que se sentiu muito lisonjeado e reconhecido por ter sido escolhido e discorreu um pouco sobre sua trajetória escolar e profissional. Jediael Cutrim apresentou algumas obras de sua autoria e destacou a importância de se reconhecer e valorizar os artistas/escritores regionais. “Sinto-me muito feliz por receber a homenagem ainda em vida, contrariando o que ocorre com alguns escritores que recebem homenagem apenas depois de sua morte”. O escritor finalizou o discurso com palavras de incentivo a todos que estavam ali e afirmou que continuará a escrever romances e poesias.

A turma do curso de Administração matutino fez a encenação do ato IV do livro “A senhora e o lavrador”, do escritor homenageado. Este, por sua vez, não conteve as lágrimas de emoção ao final da encenação e declarou está emocionado porque um de seus sonhos era ver uma obra sua ser encenada um dia. Afirmou ser aquela ocasião singular.

Estudantes do curso técnico de Administração encenaram o Ato IV do livro “A senhora e o lavrador”

As declamações das dez obras pré-selecionadas foram recitadas pelos seus autores ou por pessoas indicadas por eles para a plateia e para a comissão julgadora, que foi composta pelos professores Israel Ferreira Santos, Natalia Soares e Francisco da Conceição. Durante as declamações houve muita emoção. As dez poesias selecionadas foram:

• Amor ao vento (Dona de mim);
  • Mundo encantado (Loren Mara);
  • Temos voz (Bhya de Sá);
  • Viana (Chris Ametista);
  • Pelo céu de minhas entranhas (Peri Du Vale);
  • A espera (Sr. Mendes);
  • O depressivo (Shespeare Viana);
  • Minha Baixada (Tom Gabriel Pereira);
  • Viana meu amor (Camarapi);
  • Vida pregressa, (Marcos Pollo).

As três melhores poesias declamadas e vencedoras do concurso foram as seguintes:

• 1º Lugar: Pelo céu de minhas entranhas – Peri Du Vale;
  • 2º Lugar: Temos voz – Bhya de Sá;
  • 3º Lugar: Minha Baixada – Tom Gabriel Pereira.

Carlos Denilsom Tomé Cunha, autor da poesia “Pelo céu de minhas entranhas”, vencedora do concurso

O II Concurso de Poesias da Biblioteca do Campus Viana foi coordenado pela bibliotecária Maria do Socorro de Sousa, com o apoio dos servidores Israel Ferreira Santos, Jodelma Mendes, Wanderson do Nascimento, Diana Souza, Érika Patrícia, Natalia Soares, Nayra Nascimento, Francisco da Conceição, Thiago Mourão e Aline Lins.