Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > II Secomp explora caminhos da tecnologia
Início do conteúdo da página Notícias

II Secomp explora caminhos da tecnologia

Programação e computação gráfica foram os temas da II Semana de Computação
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 09/07/2019 11h39
  • última modificação 09/07/2019 11h39

Com o intuito de discutir a computação e suas tecnologias a partir de oficinas e minicursos, o Instituto Federal do Maranhão – Campus Viana – realizou, no período de 10 a 12 de junho de 2019, a segunda edição da Semana de Computação (II Secomp). Conduzida pelos professores Francisco da Conceição Silva, Thiago Mourão Pereira e Elisiane Monteiro Soares, a atividade foi uma iniciativa da coordenação do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Com a temática Programação e computação, exploraram os caminhos que estão sendo tomados nesta área, diante da era pós-moderna e o que há de novo no meio tecnológico. O evento contou ainda com uma maratona de programação e o tradicional campeonato de jogos digitas.

A abertura oficial teve participação do diretor geral em exercício, Anderson Gedeon Buzar Reis, que agradeceu à coordenação e a todos os envolvidos na organização do evento, incluindo os participantes. Destacou a importância da Secomp para o desenvolvimento da ciência, bem como para o crescimento profissional dos integrantes. O chefe do Departamento de Ensino, professor Veríssimo dos Santos, enfatizou os ganhos positivos que o Campus Viana adquire realizando a Semana de Computação.

“Agradeço a todos os professores coordenadores pelo empenho que tiveram em promover mais um evento”, comentou o discente do curso de Desenvolvimento de Sistemas noturno, Jefferson Costa Trindade, destacando a relevância das atividades para o campus, assim como para a comunidade em geral. Sugeriu que as futuras atividades não se restrinjam penas à comunidade acadêmica, mas que possam ser abertos para a comunidade vianense em geral, para que todos possam ver o que o IFMA desenvolve em termos de tecnologias.

O professor Francisco da Conceição Silva falou sobre o objetivo do evento, salientando o valor do mesmo para a instituição e para o país. Apresentou a programação completa das atividades, desenvolvidas durante todo o encontro. O professor Eliakim Araújo tratou do minicurso Scratch aplicado ao uso de Drones. Com a atividade apresentou aos interessados o Scratch, uma linguagem de programação intuitiva, que facilita e implementa algoritmos, jogos e animações interativas. Mostrou como, por meio desta simples linguagem, é possível comandar, através de pequenos comandos e uma interação simplificada, máquinas automáticas como os recentes drones.

Os alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas apresentaram a Exposição de Projetos, que teve como objetivo expor para a comunidade escolar as atividades de finalização de disciplinas do curso, bem como os projetos de pesquisa na área de Tecnologia da Informação (TI), em execução no campus Viana. Também foram expostas peças antigas de PCS. Os alunos tiveram liberdade para usar a criatividade na elaboração do material a ser exposto.

Na exposição, as disciplinas e as atividades envolvidas foram:

1 Estrutura de Dados: Ordenação por trocas, ordenação por seleção, algoritmos de busca sequencial e binária.

2 Programação para Dispositivos Móveis: aplicativo de delivery, aplicativo para pagamento, aplicativo para moto táxi.

3 Programação Web II: aplicações para web, aplicações para web, aplicações para web.

4 Introdução a Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais: SO – Unix, SO – Linux, SO – Android, SO – Windows 7, SO – solares.

Projetos de pesquisa apresentados

1 – Potencializa: software para o ensino de atividades matemáticas iniciais em discentes com deficiência intelectual.

2 – Jogos matemáticos no ensino fundamental.

Finalizando o primeiro dia de evento, o aluno Carlos Aires ministrou a Oficina de Arduino. Nessa atividade, os alunos foram introduzidos a um ambiente online de programação do arduino, onde puderam realizar simulações de criação de circuitos na placa arduino e manipulá-las programaticamente através da linguagem de programação C.

Oficinas de minicursos

O segundo dia de evento (11/06) foi iniciado com a oficina de Corel Draw para servidores, ministrada pelo professor Eliakim. O aluno Jefferson Costa ministrou o minicurso Corel Draw para os alunos. O objetivo dessas duas oficinas foi de proporcionar aos participantes um contato inicial com uma ferramenta de computação gráfica para criar desenhos gráficos, ilustração vetorial, edição de fotos e textos em um só lugar. O aluno Jesiel Santos executou o minicurso de Blender 3D que objetivou fazer uma abordagem sobre modelagem 3d. Na ocasião foram aplicados conceitos de modelagem e texturização.

Campeonatos

No final houve a realização dos campeonatos de: Counter-Strike, Fifa 2017, Gran Turismmo, coordenados pelos professores Thiago Mourão e Marcelo Teixeira. Essa atividade envolveu alunos, professores e outros servidores do campus que curtem esses desafios digitais. Após as acirradas disputas entre os competidores, ocorreu a premiação dos vencedores.

Competição: CS – (Equipe campeã) Marcelo Teixeira, Antônio, Jefferson, Gabriel e Givanilson

Competição: FIFA 2017 – 1º lugar Thiago, 2º, Elvis, 3º, Eliakim

Competição: PES – 1º Lugar: Elvis, 2º Welington 3º Wanderson

Competição: Gran – 1º Lugar: Luís Felipe, 2º Vanderson, 3º Fernando

Durante a noite houve a maratona de programação visando promover momentos de maior interação entre os alunos do primeiro período do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Desafios de programação de computadores foram lançados para que as equipes apresentassem uma solução para problemas oferecidos.

A cada problema resolvido, a equipe ganhou um balão, cuja cor representava o nível de complexidade correspondente ao problema. De acordo com coordenação, durante toda a maratona foi visível o entusiasmo dos alunos e dos professores na realização das atividades propostas.

A comissão de organização da Semana da Computação considerou significativo todos os trabalhos realizados. “Mais uma vez, o IFMA – Campus Viana – está de parabéns por fazer parte do conjunto de instituições que promovem eventos voltados para a temática em questão”, avalia, acrescentando que a instituição tem demonstrado, dessa forma, as potencialidades e os trabalhos desenvolvidos em um campus que cresce e se fortalece a cada dia. “Realizar um evento como a Secomp permite melhorar o aprendizado e a vida, não apenas dos alunos e dos servidores envolvidos, como também de toda a comunidade em geral”, finaliza.

Semana da Computação

O evento é promovido nas mais diversas instituições de ensino do país que oferecem cursos na área de computação. Tem como objetivo proporcionar aos alunos, em especial, experiências marcantes na área, através das diversas temáticas abordadas. Segundo os docentes do Campus Viana é uma atividade de ensino rica, pois possibilita o contato com o conhecimento para além da sala de aula, ampliando os horizontes tanto dos alunos, como dos professores.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página